Automatize sua vida digital

O uso de atalhos de teclado é algo buscado por 10 entre 10 pessoas que realmente desejam aprimorar e aumentar a velocidade no uso de softwares, seja eles quais foram. Quando aprendemos a usar o Photoshop, rapidamente buscamos pelo teclado a facilidade de acesso e aplicação de determinadas ferramentas evitando cada vez mais o uso do mouse para determinadas utilizações básicas, como o clique numa ferramenta específica. Buscando esta filosofia, diversos desenvolvedores buscaram inovar para melhorar ainda mais a facilidade de uso dos atalhos, a sua personalização e claro a melhor velocidade e ergonomia do seu uso.

Em um dos workshops que pude participar, me deparei com um equipamento em específico que me chamou bastante atenção. Não era apenas uma skin para teclado ou um mini teclado numérico que, acoplado via USB, poderia ter alguns atalhos programáveis para um determinado programa. Era algo maior, que entranhava mais a fundo nos softwares, na verdade em qualquer software e com isso fosse possível a completa automatização e facilmente integrá-lo com qualquer fluxo de trabalho, seja ele de qual natureza for.

Conheci então o Contour Shuttle Pro 2.
Um equipamento que possui uma ergonomia sem igual, fino, leve, resistente, versátil e um design bem atraente.
Postei num grupo do facebook (fb.com/groups/photographyworkflow) e alguns até brincaram que parece um massageador de pés. Realmente ele possui um desenho diferente, mas foi totalmente projetado para aliviar a tensão nas mãos e punhos e possibilitar o acesso simples aos diversos botões que ele possui.

Com um total de 15 botões e duas rodas totalmente programavéis, é possível inserir o atalho, conjunto de atalhos ou sequência de informações a serem feitas para qualquer software disponível no seu computador. O Shuttle Pro não é direcionado somente para um ou outro software, como outros equipamentos disponíveis no mercado. Ele utiliza um software básico e inteligente que possibilita o gerenciamento e personalização dos atahos e identificando o software ativo, sem a necessidade de efetuar a troca dos atalhos para que ele passe a ser ativo, sendo ainda possível ainda criar diversos perfis para um mesmo software.

O único fator contra que encontrei é somente o tamanho que, além dos equipamentos que temos que carregar para alguma viagem a trabalho ou curso a ser ministrado, mas nada que um espaço a mais na bolsa de mão não o comporte. Tirando isso, somente tenho elogios a tecer sobre esta novidade.

Um ponto importante a frisar é sobre a curva de aprendizado e a memorização dos atalhos criados. Assim como o uso de tablets pode demorar um pouco a adaptação e então o uso efetivo com toda a sua autonomia, com o Shuttle não é diferente e posso afirmar que após 2 meses de uso, minha produtividade unida ao seu uso subiu cerca de 30% ou mais.

Para saber mais sobre o equipamento, acesso o site (http://retail.contourdesign.com/?/products/23)

httpv://www.youtube.com/watch?v=zO4pdOdI0SM

Deixo ainda um link para acessar as minhas configurações para o Lightroom nos módulos de Biblioteca e Revelação. Caso você já possua o equipamento, basta importar as configurações e já iniciar o uso.

Basta clicar no link e fazer o download (http://d.pr/f/Yfff)

Preenche o formulario para receber as novidades