Becape é coisa séria

Muitos acham que é bobagem, outros não dão a devida importância, mas o fato é que quando perdemos algo, seja na vida pessoal ou digital, é que damos o devido valor e começamos a relembrar os ensinamentos passados e não valorizados.

O fato é que muitos não se preocupam tanto com a preservação de arquivos e quando acontece algum problema se sentem totalmente fragilizados e claro, assustados com a perda de informações de alto valor, seja profissional ou sentimental.

1091781_62115230

Há alguns dias atrás passei por um certo problema parecido e inclusive deixei o comentário em meu perfil no Facebook (www.facebook.com/ribasvc)

Por isso que eu falo. BACKUP é coisa séria.

Durante alguns momentos mostrei para várias pessoas a importância de se fazer backup, mas não esquecer de fazer uma cópia contínua de seu computador. Se uma vez ele der algum problema, o prejuízo será de colocar no ar novamente o equipamento mas seus arquivos estarão preservados.

Como isso pode acontecer com qualquer um, hoje foi meu dia.
Estou neste exato momento voltando meu Macbook Pro das cinzas. 

Vou apelidá-lo de Fenix. 

Depois de atender uma solicitação do sistema operacional, lá fui eu reiniciar o equipamento e após isso…. onde estava o sinal de vida do computador.

Ainda não sei o motivo, mas perdeu toda a base de reinicialização, nem o meu HD era identificado e quando pude contornar este “pequeno” problema, descobri que meu HD foi totalmente prejudicado.Resultado. HD formatado, SO reinstalado, 6 a 7hrs de trabalho intenso para colocar no ar novamente, mas meus arquivos estavam totalmente preservados. Time Machine como sempre fazendo seu trabalho sem reclamação e a recuperação agora será feita durante a madrugada, para que amanhã a minha estrutura de trabalho já esteja reestabelecida.

Paralelo a isso, só nesta semana recebi ainda alguns pedidos de ajuda de pessoas que tiveram o catálogo do Lightroom corrompido por algum motivo, me pedindo uma ajuda para salvar as várias horas de trabalho que perderiam se este arquivo não fosse recuperado. 

Felizmente foi possível recuperar.

Tenho algumas artimanhas e técnicas ninja para tal, mas serve também para prestarmos mais atenção na questão da preservação dos arquivos de trabalho de nosso computador.

Acho que é um ponto muito mais que importante, mas primordial para que possamos trabalhar com tranquilidade. 

Faça seu Backup HOJE para durmir bem AMANHÃ.

Pense nisso, boa noite!

AH! e por falar em BKP, quem ainda não conhece, dê uma olhadinha nisso aqui… (mosaicarchive.com). Te garanto que vale a pena!

A grande questão envolvida nisso é que precisamos nos policiar a ter um sistema de controle de salva de nossos arquivos. O volume de informações gerada por um fotógrafo é algo na casa de no mínimo 30GB por evento, que deve ser duplicado e /ou triplicado se necessário, utilizando de equipamentos, serviços e/ou sistemas que irão auxiliar em todo o processo.

Controlar a cópia de arquivos é algo relativamente simples, mas se não executado com cuidado e precisão pode fazer com que o volume cresça em uma proporção exorbitante, uma vez que sem falta de controle a duplicação pode ser feita de forma desordenada, executando várias vezes o mesmo becape, ocupando espaço desnecessário, ou deixando de copiar determinados arquivos úteis que irão fazer falta no futuro.

Quando é mencionado sobre ter um sistema, isto está relacionado com a necessidade de se criar um fluxo de trabalho que siga determinadas sistemáticas, que seja controlado via uma planilha ou algum outro documento e que seja programado, seja automaticamente ou não, para ser executado todas as vezes num determinado horário ou após uma determinada ação.

Deixar para sua memória se recordar de executar tal ação é a mesma coisa de dar um tiro no pé. Nossa cabeça serve para raciocinar e o trabalho de gravar informações corriqueiras deve ser deixado para para algum software ou planilha de controle.

Elabore o seu fluxo, desenhe num papel como você executa atualmente e sinalize como pode melhorar e como pode automatizar. Após isso, transcreva para um documento digital, monte os arquivos de controle e insira em calendários os lembretes de execução, seguindo religiosamente o que foi planejado.

Quanto a equipamentos perceba que no mercado existem centenas de formas de executar estas cópias. É possível optar por equipamentos mais caros e robustos como os NAS (Drobo é um excelente exemplo deste tipo de equipamento), que irão possibilitar copiar um arquivo para seu sistema e ele executará todo o processo de duplicação e replicação em demais HDs, é possível montar um servidor para tal serviço, ou apenas utilizar uma DOCA com HDs plugados ou um simples HUB USB com alguns HDs portáteis plugados. A solução é independente do processo. Criar o fluxo e os processos relacionados chega a ser mais crítico que a sua execução, porém um projeto sem execução não leva a lugar algum.

Diante da automação, pense também que seu computador de trabalho deve ser sempre becapeado, uma vez que ele está sempre em uso e a possibilidade de algo acontecer e suas informações diárias sumirem é muito fácil e possível. O sistema operacional MAC OSX possui internamente uma ferramenta chamada de Time Machine que também está presente no Windows, chamada de Windows Backup and Restore. Esta ferramenta executa automaticamente uma cópia de todo o seu sistema em um segundo HD. Este procedimento é algo a mais que pode ser feito, de forma a preservar seus trabalhos diários e evitando a necessidade de executar algo novamente devido à uma perda de arquivos.

A núvem também veio para nos ajudar e muito. Hoje é difícil ver alguém que não utiliza serviços como Box.com, Google Drive, Dropbox, dentre outros. Existe ainda serviços que fazem o bacape completo de seu computador também na núvem como é o caso da CrashPlan e BackBlaze que fazem uma cópia fiel de seus arquivos na núvem, possibilitando recuperar caso necessário.

mosaic archive lightroom backup

Uma empresa que chamou muito atenção e que após conhecer um pouco mais e de fazer alguns testes é a MOSAIC ARCHIVE. Trata-se de uma empresa nova no mercado, mas com uma visão sensacional. Ela desenvolveu um produto que integra totalmente ao Lightroom e aos dispositivos móveis como iPad, iPhone, Android, etc.

Trata-se básicamente de um plugin, que ao ser instalado em seu computador possibilita, de forma GRATÚITA, subir para a núvem TODOS os seus previews presentes em seu catálogo e ainda através de sua interface nos dispositivos móveis, exibí-los rapidamente em qualquer lugar, bastando possuir uma conexão com internet.

Acesso e conheça mais sobre este fantástico e automático serviço, que após instalado, sincroniza estas informações sem a necessidade mais nenhum toque em suas configurações. E tem mais, se alguma imagem sofrer alguma modificação em tratamento, aguarde alguns segundos que a nova versão já estará online.

http://www.mosaicarchive.com/

O serviço vai além. Esta parte gratúita é limitada a 2000 previews, podendo receber mais capacidade mediante a divulgação do serviço, mas ela possui serviços extras que a partir de 7 dólares/mês é possível subir uma quantidade infinita de previews a a partir de 15 dólares por mês é possível subir, além de previews ilimitados, cerca de 400GB de arquivos RAW como becape. É um serviço completo e que em breve virá com mais novidades.

Fica a dica.

Faça seu becape hoje para durmir tranquilo amanhã.

Screen Shot 2013-05-27 at 12.43.43 PM

Preenche o formulario para receber as novidades