Crop no Lightroom

Como fazer Crop no Lightroom

Entender a utilização da ferramenta de crop é essencial para um pequeno ajuste em sua imagem. No que diz respeito a uma recomposição, ajuste de horizonte, etc, ou até para efetuar grandes intervenções, onde uma imagem que foi clicada na horizontal tenha que ser entregue ao cliente na vertical, o crop no Lightroom pode ser muito eficiente. Porém, temos que ter cuidados.

Existe um truque bem interessante dentro da ferramenta crop que poucos conhecem e este pode de salvar quando há uma necessidade como a descrita acima, quando precisamos inverter a disposição de como a fotografia foi clivada, passando de horizontal para vertical e vice-versa

Ao acessar a ferramenta de crop (r), repare que uma moldura irá circundar a imagem informando que a ferramenta esta pronta para ser utilizada.

lightroom corte crop lightroom, photoshop, workshop, lightroom workshop, tratamento de imagem, fluxo de trabalho, photoshop lightroom, revelação fotografica, tratamento de pele, crop, ajuste de imagem, manipulação

Dica Ninja

Para inverter a disposição da imagem na tela, basta pressionar a tecla (X), o que irá alterar a orientação do corte, permitindo uma nova interpretação da imagem.

lightroom corte crop lightroom, photoshop, workshop, lightroom workshop, tratamento de imagem, fluxo de trabalho, photoshop lightroom, revelação fotografica, tratamento de pele, crop, ajuste de imagem, manipulação

Lembre-se que tudo aquilo que está ficando sem cor durante o corte serão áreas descartadas. São partes da imagem que não mais existirão após a exportação e que serão eliminadas da quantidade de pixels total do arquivo original.

Quanto mais megapixels a sua imagem possui, maior será a possibilidade de ampliação (impressão em tamanhos maiores). Cuidado com cortes excessivos. Fique atento às informações sobre o volume de pixels que sua imagem possui após este crop pelo Lightroom.

Sempre que possível, efetue diretamente a composição na câmera. Isso irá te poupar tempo e trazer uma imagem pré-pronta para sua pós-produção.

Confira outros posts que podem ser úteis a você!

Conheça meu canal no Youtube!

Conheça o PósCast, meu podcast sobre Pós-produção fotográfica e Tratamento de Imagens

Preenche o formulario para receber as novidades