Lightroom 3 – Como alterar o seu idioma de trabalho no MAC

Apesar das imensas vantagens que o sistema operacional da Apple proporciona, alguns itens deixam a desejar. Na verdade este detalhe agora nada diz respeito exatamente ao MAC OSX, mas sim com um software que possui uma versão específica para este SO.

Todos sabem que o Lightroom desde o seu nascimento possui versões para ambas as plataformas, Windows e Mac. Nesta terceira versão há um pequeno detalhe que realmente deixa alguns leigos meio perdidos em relação ao uso de um certo idioma do software, principalmente quando utilizamos um Machintosh.

Repare que quando o assunto é Windows, ao tentar modificar o idioma do Lightroom a coisa é muito simples. Basta acessar o menu EDIT (EDITAR) e então PREFERENCES (PREFERÊNCIAS). Já na primeira tela que aparece a opção de idioma já está presente em nossa frente e então basta efetuar a troca para o idioma preferido, reiniciar o software e pronto.

Preference Lightroom Panel - Painel de Preferencias do Lightroom

O problema é que quando tentamos acessar o mesmo menu (LIGHTROOM > PREFERENCES) utilizando a versão do Lightroom para MAC, infelizmente não temos esta mesma opção.

Para que possamos modificar o idioma do aplicativo neste sistema operacional é preciso conhecer um pouco mais da estrutura de como o software foi criado e então acessar alguns diretórios, não tão acessíveis para leigos, para que então possamos modificar um arquivo que contém a tradução.

Um detalhe importante, este procedimento somente terá efeito caso seja instalado a versão do programa que possua os outros idimoas presentes na instalação (versão do LR em Português, por exemplo). Outro item importante é em relação ao idioma original do seu MAC OSX. Caso este já esteja em Português desde sua instalação, é possível que o próprio Lightroom já identifique isso e assuma este idioma como padrão, caso negativo, o procedimento abaixo irá ajudá-lo na sua tradução.

Deixando claro então como fazer este processo, vamos então acessar o tal diretório com as informações sobre os idiomas disponíveis para o Lightroom 3.

changing lightroom language on macRepare na imagem acima, específicamente na barra mais abaixo onde há um caminho para acessar o diretório. Acesse este caminho e você acessará exatamente os diretórios representando cada idioma disponível. Veja que expandi propositalmente as pastas EN.LPROJ e PT.LPROJ. Como desejo modificar o idioma do Lightroom, passando de Inglês para Português, então utilizarei estes dois diretórios como base.

A partir de agora o procedimento é simples. Somente para entedimento, o Lightroom originalmente utiliza a pasta EN.LPROJ como base para a tradução. Existe um outro procedimento mais correto, digamos assim, para a modificação do idioma, mas um modo mais rápido e prático é a utilização deste padrão do LR para a sua tradução. Focando nisso, basta copiar o arquivo TRANSLATEDSTRINGS.TXT presente na pasta PT.LPROJ para dentro da pasta EN.LPROJ.

Uma vez feito isso, reinicie o LR e desfrute de todo o software traduzido.

Fica aí a dica.
Muitos de meus alunos já me perguntaram sobre isso e então resolvi deixar claro este procedimento.

Em breve mais dicas e informações.
Quem tiver alguma dúvida ou indicação de algum artigo, deixe então seu comentário.

Preenche o formulario para receber as novidades