Lightroom poderá integrar arquivos DNG a tablets e dispositivos móveis

Fiquei um tanto quanto surpreso ao poder estar vendo três grandes referências unidas num programa ao vivo via internet, como o Livestream sobre o Lightroom 5 Beta que fiz na semana passada, discutindo sobre novidades, possibilidades, itens ainda sob um restrito contrato de não divulgação e como poderá ser o futuro quando o assunto é o Lightroom e os dispositivos móveis que possuímos, como iPad, iPhone, etc.

Scott Kelby a Matt Kloskowsky são nomes já muito conhecidos na mídia e semanalmente transmitem online o programa via internet chamado THE GRID que envolve vários assuntos relacionados com a fotografia, fluxo digital, Photoshop e Lightroom. O convidado de hoje não foi alguém tão presente na mídia, mas com certeza de grande e igual importância destes antes citados.

Tom Hogarty é gerente produtos na Adobe System e é responsável pelo desenvolvimento de produtos como Camera Raw, DNG ou Digital Negative e claro, o Lightroom. Trata-se de nada mais nada menos que o mais habilitado para nos dar notícias e posicionamentos reais sobre o andamento das novidades que podem ser lançados.The Grid - Tom Hogarty, Scott Kelby and Matt Kloskowsky

Lightroom poderá integrar arquivos DNG a tablets e dispositivos móveis

Nesta transmissão, que teve a duração de cercar de 1 hora, Tom em conversa franca com Scott e Matt, deixa  claro a disposição da Adobe para unificar os vários dispositivos que temos em termos de visualizarmos nossas imagens integradas entre eles. Mas não se trata de simplesmente exportar um JPG e diante de um serviço como o Dropbox sincronizar com os demais dispositivos. A coisa ganha uma proporção ainda maior pois com o lançamento do Smart Preview, presente no Lightroom 5 Beta, será possível ter um arquivo DNG (com cerca de 2 a 5% do tamanho original do RAW registrado pela câmera) integrado entre os dispositivos e com a incrível possibilidade de editar e tratar (literalmente tratar modificando balanço de branco, exposição, claridade, realces, sombras, vibração, contraste, entre outros) estes arquivos, mantendo uma integração junto ao catálogo existente em seu computador.

Isso tudo foi falado e exemplificado através da tela de um iPad 2, por ele utilizado, mostrando as telas de testes que sua equipe possui, provando o desenvolvimento e nos instigando, pois novidades virão com toda certeza!

“We need to take that story beyond the desktop. We haven’t done a great job of it yet,” Hogarty said. “The thing I’d like to sneak today is taking that raw processing and bringing it onto the mobile device.” Tom Hogarty

The Grid - Tom Hogarty, Scott Kelby and Matt Kloskowsky

The Grid - Tom Hogarty, Scott Kelby and Matt Kloskowsky

MUITA CALMA NESSA HORA.

Se posso te dar uma dica, não entre em ANSIEDADE CRÔNICA antes da hora.

A conversa no The Grid foi franca e extremamente clara nas novidades mas também nos prazos. Nenhuma promessa foi feita e nada disso está pronto nem sequer para versão beta de teste e ainda não temos previsão para seu lançamento e quem está imaginando que isso pode vir junto ao Lightroom 5, quando for lançado oficialmente, pode se decepcionar basante.

Mas é muito bom saber do movimento por trás dos bastidores.

Veja o vídeo na íntegra logo abaixo.

httpv://youtu.be/LVzcicQi00w

Quem é Henrique Ribas ?

 

lightroom guru, henrique ribas, especialista fluxo de trabalho, especialista tratamento de imagens, lightroom certified

HENRIQUE RIBAS é coordenador de Ensino na Escola de Imagem, onde também leciona as grades de Photoshop, Lightroom, Fotografia Infantil e Ferramentas de Marketing para fotógrafos.

Apaixonado por esportes e aventura, desde 2008 faz parte da equipe de cobertura dos ralis de regularidade e velocidade da Mitsubishi. Como analista de sistema, trabalhou durante aproximadamente 6 anos na área e há 4 anos mudou de carreira e se dedicou totalemente à fotografia.

Formado em Design Gráfico e com grande experiência nos softwares da Adobe é colaborador no assunto para Revista Photos & Imagens da Editora Photos, e é ACE – Adobe Certified Expert, título que lhe confirma o conhecimento e o destaca no mercado.
Atualmente faz parte da equipe de fotógrafos da equipe Vinícius Matos na La Foto, atuando na fotografia de Família e Casamentos.

Preenche o formulario para receber as novidades