Lightroom Presets – Dicas Geniais de como criar Presets do Lightroom de forma Profissional

O que são os Lightroom Presets?

Uma vez que tratamos uma imagem os dados que o Lightroom grava em seu catálogo são armazenados como números. Estes números são aplicados imediatamente à imagem como forma de tratamento. Porém, até este momento ele somente é relacionado à uma imagem específica. Mas é possível criarmos os chamados Lightroom Presets para que possamos salvar este tratamento para uma reutilização futura.

E esta é a mágica da produtividade na fotografia com o uso dos Lightroom Presets

Como Criar Lightroom Presets?

Criar um Lightroom Presets, ou Presets do Lightroom (predefinições do Lightroom, é muito simples. Na imagem abaixo você verifica como é o procedimento.

  1. Primeiramente efetuamos o tratamento completo da imagem, no modo de Revelação do Lightroom
  2. Este tratamento deve englobar todos os detalhes que desejar para a fotografia em questão.
  3. Após a finalização, do lado esquerdo da tela no modo de Revelação do Lightroom, clique no sinal de + ao lado da palavra PREDEFINIÇÕES ou PRESETS (em inglês)
  4. Nesta próxima tela você escolherá quais ferramentas deseja salvar para que seja armazenado no arquivo de Preset
  5. Lembre-se de dar um nome ao seu preset do Lightroom e clique em Criar!

lightroom presets henrique ribas

Quais os cuidados importantes ao criar Lightroom Presets?

A criação de Lightroom Presets é muito simples, porém alguns cuidados são essenciais para que você tenha a possibilidade de reutilização de maneira profissional e constante daquele preset do Lightroom antes criado.

1. Nome do Preset do Lightroom

O nome atribuído à um Lightroom Preset é fundamental para que você possa reutilizá-lo futuramente. Se escolher um nome padrão ou algo que não te lembre do que se trata, pode ser que não consiga uma efetividade neste uso futuro.

Opte por nomes que são relacionados ao tratamento que foi executado e que agora está sendo salvo como Lightroom Presets. Evite nomes do tipo: luz do sol da primavera, sunshine, nuvens do outono, que não trarão exatamente a possibilidade de re-uso efetivo do preset.

lightroom presets nome do preset henrique ribas

2. Organização em pastas de Presets

Dentro da tela dos Lightroom Presets temos como escolher uma pasta para salvá-los. Esta pasta tem uma importância enorme e muitos a ignoram.

Crie quantas pastas forem, necessárias. Separe seus Lightroom presets em pastas de Preto e Branco, Cor, Nitidez, Efeitos, Color Grading, Pele, e por ai vai. Desta forma o encontro de um Lightroom Presets específico será rápido e fácil.

3. Seleção das ferramentas que são necessárias para criação do Preset

Por fim, porém não menos importante, estão a seleção das ferramentas na tela de criação de Lightroom Presets. 90% das pessoas que vejo criando prestes e muitos daqueles que vendem presets não se preocupam com este ponto. Eles salvam um presets selecionando todas as ferramentas ao mesmo tempo e isso pode se tornar muito ineficiente ao lodo da reutilização das predefinições.

Ao criar um preset, busque uma única ou algumas poucas ferramentas que fazem algo específico. Desmarque todas as demais. Dê um nome coerente ao preset e salve-o.

Repita este passo salvando as várias ferramentas em separado. Isso irá facilitar muito a maneira como poderá reutilizar e aplicar de forma profissional estes Lightroom Presets criados por você.

lightroom presets henrique ribas

Ribas, você recomenda a compra de algum pacote de Lightroom Presets?

Particularmente eu busco criar os meus próprios presets do Lightroom. Já comprei muitos presets pela internet. Presets de grandes profissionais. Alguns extremamente bem criados e passíveis de reutilização, como os presets da VSCO, da DVLOP e da SLR Lounge ou Jared Platt.

lightroom presets 18plab gustavo lucena henrique ribas

Mas nos últimos meses me deparei com um pacote muito especial de um Brasileiro muito dedicado. Gustavo Lucena, um fotógrafo de Brasília – DF criou uma empresa chamada 18%Lab que é especialista no desenvolvimento de presets de alto nível. O seu pacote em questão é o Real Cinematics Look que foi criado de forma especial pensando em filmes/películas específicas muito utilizadas em cinema, assim como também nas colorações que este segmento utiliza

O mais legal deste pacote é o fator de reutilização. Isso me cativou muito, pois assim como mencionei mais acima, poder aplicar um preset numa imagem ao ar livre e outra clicada dentro de uma igreja é algo primordial para que eu tenha uma equalização do meu material e uma unidade de uso do mesmo.

Como posso aprender ainda mais sobre Lightroom Presets?

lightroom presets

A convite do Master em Photoshop no Brasil e produtor do maior congresso de Photoshop, Alexandre Keese, estive na sede do Grupo PhotoPro em Itú/SP preparando este material INCRÍVEL e ÚNICO no Brasil.

Neste curso online de Lightroom CC, EU!, consultor e Adobe Certified Expert Henrique Ribas apresenta a importância do uso eficiente de presets para quem utiliza o Lightroom. São combinações infinitas que permitem um ganho de produtividade sem precedentes e podem ser aplicadas em todas as etapas de trabalho.

Em 20 capítulos, Henrique ensina todo o processo a criação de presets e como eles permitem a automação do fluxo de trabalho para que você dobre sua produtividade. Começando pelas opções do Modo Biblioteca, você vai aprender que as predefinições podem transformar os processos de importação, catalogação, edição, apresentação e exportação em algo simples e eficaz com a redução e automação de tarefas repetitivas.

Invista em você adquirindo agora mesmo o curso “Lightroom CC: Presets e Automação” e tenha um ganho incrível na sua produtividade!

Preenche o formulario para receber as novidades