Seu Lightroom está lento? Como deixá-lo mais ágil!?

Ribas, meu LIGHTROOM está muito LENTO!

O que eu posso fazer?

Está é um dos itens mais questionados para mim durante meus workshops. Muitos alegam que o Lightroom carrega muito o computador e que a cada versão isso piora. Na verdade o problema não é bem este mas é inclusive fácil de ser solucionado.

Assim como qualquer produto, quando temos uma evolução precisamos de uma nova embalagem que comporte suas novas características. Caso tenhamos um produto com novas e tecnológicas funcionalidades, com toda certeza precisaremos de um suporte para tala. O que acontece com o Lightroom não é incomum e assim como em outros softwares, a evolução de seu núcleo pede novas possibilidades.

Esteja sempre com seu computador em dia com a manutenção. Reclamar do LR é fácil, mas ao verificar que seu computador está com pouca memória RAM, um HD lotado, um monte de arquivos e programas instalados e espalhados por todos os lugares, isso com certeza não apenas fará com que o LR trabalhe no gargalo, como também os demais softwares estarão sofrendo.

Tenha pelo menos 4GB de RAM em seu computador e um HD com ao menos 100GB de espaço livre. Isso é fundamental para que o software consiga trabalhar com qualidade, utilizar o potencial de processamento e liberar a velocidade para seu trabalho.

Caso ainda assim, com até mais que isso o seu LR ainda esteja bem lento, vamos a alguns passos importantes que precisaremos seguir.

Otimizando seu catálogo.

O LR trabalha por cima de um banco de dados. Um banco de dados é um receptor e consultor de informações que vai armazenando com o tempo as informações e alojando de acordo com sua disponibilidade. Dentro da interface do LR, há a possibilidade de solicitar a este banco de dados que se reorganize, reestruture sua base e disponibilize sua base mais organizada e diretamente mais otimizada para seu trabalho.

Para isso acesse ARQUIVO > OTIMIZAR CATÁLOGO.

lightroom lento otimizar catalogo henrique ribas

O procedimento é simples, mas pode não ser tão rápido. Caso seu catálogo já esteja lotado de informações, com certeza precisará aguardar alguns minutos para o procedimento terminar.

Aumentando o cache de processamento.

Cache é um espaço que é alojado em seu disco rígido que permite, em conjunto com a memória RAM, utilizá-lo para conseguir um ganho de velocidade. É possível disponibilizar um certo espaço em disco para que o LR possa utilizar a seu favor e este espaço deve ter uma certa manutenção periódica.

Acesse o menu EDITAR > PREFERENCIAS (WIN) ou LIGHTROOM > PREFERENCIAS (MAC) e navegue até a aba MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS.

lightroom lento aumentar cache camera raw henrique ribas

Neste local, nos dois penúltimos campos, você terá acesso a dois dos itens que estamos falando. Trata-se do Cache de Camera Raw, utilizado para o trabalho durante principalmente a renderização e tratamento de arquivos e o Cache de vídeo, que será utilizado durante o processamento de exibição do mesmo.

Aloque uma determinada quantidade baseada no tamanho do seu HD.

Aqui foi inserido um valor de 20GB, cerca de 5% da capacidade total do meu HD (500GB)

Este procedimento irá possibilitar o Lightroom utilizar o seu HD interno para este procedimento, mas lembre-se este espaço pode ir ficando limitado, lotado de informações que devem ter uma liberação depois do trabalho finalizado, ou quando perceber que o processamento já não é mais o mesmo.

Nesta mesma tela existem dois botões, especificamente posicionados para o Cache do Camera Raw e o Cache de Vídeo, chamados EXPURGAR CACHE, que irá exatamente liberar as informações presentes nestes locais, deixando espaço livre para os próximos que virão.

Fica a dica.

Mais respiro para seu computador, porém nada é automático.

Vamos trabalhar!

Preenche o formulario para receber as novidades