Sinta-se como um DJ usando o Lightroom – Atalhos ainda mais sofisticados

O uso de atalhos de teclado é extremamente importante e o aperfeiçoamento da velocidade de uso deles poderá elevar ainda mais sua produtividade. Quem ainda não os conhece, dê uma breve navegada neste link, onde você poderá encontrar todos os atalhos disponíveis para seu uso e aumento de velocidade na edição e tratamento, lembrando que dentro do próprio LR, é possível acessar no menu AJUDA (SHIFT + H) os atalhos de cada módulo que você está no momento.

Até então o Lightroom não suporta a edição das teclas de atalhos para que possamos criar os nosso próprios, mas nada que alguns plugins não consigam integrar mais funcionalidade ainda a este fantástico software.

Há algum tempo atrás tive a oportunidade de conhecer o Motibo. Antes era um teclado físico, do mesmo modelo do da Apple porém com as teclas pintadas de acordo com os atalhos que o plugin havia estabelecido. O interessante é que através dele, raramente é necessário encostar a mão no mouse ou na tablet, uma vez que todos as ferramentas eram facilmente acessadas via as teclas de atalhos, tanto para elevar quando para diminuir a intensidade de aplicação de um determinad tratamento. A empresa evoluiu e hoje, ao invés do teclado físico ligado na porta USB, é usada uma skin de teclado feita em cilicone com as teclas dos atalhos estampadas em sua superfície.

Existe uma curva de aprendizado e de adaptação ao uso deste dispositivo, uma vez que muda drasticamente a forma como o software é hoje utilizado, porém, uma vez adaptado, com toda certeza você não irá voltar atrás.

Acesse o link e saiba mais sobre este produto.

Outra opção já usada por vários fotógrafos, porém não tão portátil, mas de uma destreza e precisão muito bacana é o uso de uma mesa de som plugada ao computador. Isso mesmo. Ao invés das teclas de atalho, é possível usar os dimmers que os DJs usam para mixar suas trilhas musicais para ajustar a intensidade de cada ferramenta.

Outra idéia genial.

Ainda não tive a oportunidade de testá-lo mas tenho certeza que deve ser muito bacana. Quem conhecer, deixe suas observações.

Acesse e saiba mais.

Preenche o formulario para receber as novidades