Convertendo para Preto e Branco com o Lightroom

O Lightroom possui um potencial enorme, mas para conseguir atingir o ápice de utilização de suas funções a utilização do formato RAW é essencial. Ao clicar em RAW, a imagem irá ser armazenada preservando todas as características visuais de iluminação e cores presente no espaço e possibilitará um processamento muito mais abrangente, inclusive com uma grande possibilidade de conversão de cor para o preto e branco.

Revelar digitalmente uma imagem em preto e branco não é complicado, mas é importante frisar algumas dicas que irão proporcionar uma melhor conversão.

img1

Convertendo para o preto e branco

A conversão para o modo de preto e branco pode ser executada de várias maneiras. Uma maneira fácil de ser utilizada é acionar o item de P&B localizado no menu de HSL/COR/P&B no módulo de Revelação.

Outra forma fácil e rápida que levará o usuário à mesma conversão é através do atalho de teclado “V”.

img2

O menu de tratamento para o preto e branco normalmente já vem com um ajuste automático pré-estabelecido. Isso não impede o ajuste em sequência, o que será feito, mas é importante entender um ponto específico.

Mesmo a imagem estando em tons de cinza, ainda assim a ferramenta possui 8 canais de cores para ajustes da imagem. O que estas ferramentas irão executar é um ajuste baseado nas intensidades de iluminação que cada canal de cor atua especificamente.

De acordo com a próxima imagem, foram ajustados quase todos as ferramentas deslizastes, mas alguns são bem relevantes.

Os tons de verde, amarelo e vermelho tiveram suas intensidades de iluminação diminuídas e em ação contrária o tom de laranja teve sua intensidade de luz elevada, possibilitando uma pele mais clara, por este canal de cor estar ligada à mesma tonalidade da pele humana.

img3

Com estes passos acima executados, a imagem já está balanceada em relação aos seus tons, porém é importante trabalhar ainda de forma global, retornando a outros menus de tratamento para deixá-la ainda mais refinada.

 

Refinando o tratamento preto e branco

No passo seguinte, o menu Básico foi utilizado, recebendo ajustes como o aumento da Exposição (+0.25), dos tons Brancos (+11) e da Claridade (+17). Este último ajuste possibilitou um certo destaque na imagem criando um leve efeito de tridimensionalidade nos objetos e pessoas.

Em ação contrária as ferramenta de Realces (-47), Sombras (-11) e Pretos (-32) sofreram uma diminuição na sua potência, criando áreas mais fechadas e destacando o objeto principal.

img4

Em sequência, com o uso do menu Curva de Tons, foi utilizado apenas o menu de Curva de Pontos com a opção de Contraste Médio para que os tons mais claros ficassem mais claros e em oposição os tons mais escuros ficassem ainda mais escuros, trazendo, como o próprio nome da ferramenta diz, mais contraste para a imagem.

Este é um ponto bastante importante. Uma imagem em preto e branco que possui apenas tons de cinza em meio tom tende a chamar menos atenção, ter menos força em comparação com uma outra imagem que possui uma distinção dos tons brancos, pros cinzas e para os pretos, possuindo um maior contraste e consequentemente um possível maior destaque para o elemento principal da imagem.

img5

Com a intenção de retirar um elemento de distração  na barra de ferra da janela, a ferramenta pincél foi ajustada com uma leve diminuição de Exposição (-0.08) em conjunto também com uma diminuição dos Realces (-60) e das Sombras (-34)

img6

A marcação em verde é referente à máscara utilizada para a definição de onde o píncel irá ser acionado e não será impressa no arquivo final.

Utilizando a mesma ferramenta de pincél, foi aplicado um ajuste simples de aumento de Claridade (+8) e Nitidez (+42) possibilitando um maior destaque das pessoas e da marca do restaurante, objetos principais da imagem.

img7

Para finalizar, um efeito de Vinheta foi utilizado a fim de criar uma penumbra ainda maior nas bordas enfatizando a área central da fotografia.

img8

Comparando as duas imagens, original em cor e a finalizada em preto e branco é possível perceber um maior foco no elemento principal e uma perda de concentração do olhar nas demais áreas, possibilitando uma melhor leitura da fotografia.

img9

As técnicas e estilos do tratamento em preto e branco são inúmeras. O importante é focar no destaque do seu elemento de foco, diminuindo ou até eliminando distrações e criando uma certa variação de contrastes, sem carregar demais nos pretos ou nos brancos, transformando-a numa fotografia ainda mais atraente.

P1050909

 

Preenche o formulario para receber as novidades