Lightroom Mais rápido: Visualização 1:1 ou Padrão

Ta aí uma das perguntas mais feitas nos últimos tempos!

  • Meu Lightroom ta lento, como melhorar isso?

Pois bem. 

A questão é: não é o Lr que se encontra lento, mas sim a maneira como você utiliza o Lr que tem o deixado lento.

O primeiro princípio é sobre o equipamento que você vem utilizando para rodar o Lr. Erroneamente a própria Adobe traz informações que podem nos confundir

No link abaixo, oficial da Adobe, nos trazem a informação de configurações mínimas onde se sugere o uso de 4GB de memória RAM. Ah! mas eles também sugerem um volume de 12gb para melhor desempenho

https://helpx.adobe.com/lightroom-classic/system-requirements/earlier-versions.html

Porém o que percebo é que com menos de 16gb de ram já teremos um desempenho não tão satisfatório. Aliando isso a uma placa de vídeo mais antiga, a um processador não tão atual, temos um problema enorme sendo instaurado.

Não estou sugerindo para que saia de casa agora e troque seu computador por inteiro, mas uma dica NINJA primordial. Converse com seu técnico de informática de confiança e diga que o Ribas pediu para ver a possibilidade de trocar o HD interno por um SSD e quem sabe sair dos 4 ou 8gb de Ram para 16 ou 32gb. Uaaauuuuu. 

Uma evolução dessas terá um custo relativamente baixo e uma sobrevida na sua máquina gigantesca. Porém, nem todos os computadores são capazes de ter estas mudanças. Mas tem uma segunda DICA NINJA que queria trazer para vocês neste nosso primeiro e-mail.

Visualizações 1:1 ou Padrão

Para que antes de tudo fique muito claro, as visualizações servem para que o Lightroom armazene físicamente uma visão, visualização, preview, imagem inicial do arquivo original juntamente ao catálogo. 

Lembrando que o Lightroom não armazena as imagens originais dentro do catalogo, e isso é primordial que você entenda e compreenda.

Diante disso, temos sim a necessidade de criamos as visualizações no tamanho certo. Novamente, lembro e afirmo que estas visualizações servirão UNICA e EXCLUSIVAMENTE para o módulo de BIBLIOTECA e que tudo isso trará performance elevada quando o assunto for SELEÇÃO/TRIAGEM de imagens e não tem nada haver com o tratamento de imagens, fui claro?

Pois bem. Na tela de importação nós temos do lado direito na aba de Tratamento de Arquivos a opção configuração da criação das visualizações. O padrão para o Lr é manter como MÍNIMAS e isso é um dos fatores que mais traz a lentidão em toda a estrutura do Lr. Mínima significa que o Lr apenas irá importar e usar o menor recurso possível para apenas exibir a miniatura das imagens em sua interface. 

Porém, SEMPRE que você aciona a opção de Exibição em Lupa (E) ou amplia a imagem para um zoom mais próximo (1:1) o Lightroom SOB DEMANDA, naquela hora, criará a visualização mais ampliada do arquivo, ocupando memória ram e processamento de todo seu computador e trazendo uma lentidão sem igual.

Para não extender muito, minha recomendação. Use a opção de PADRÃO (mesmo tamanho do modo de EXIBIÇÃO EM LUPA (E)) ou use 1:1 (ZOOM MÁXIMO). Ambas irão deixar o Lr trabalhando durante horas. Sendo que a 1:1 irá demorar ainda mais. Mas assim que acabar seu LR estará voando baixo.

E antes que você venha me questionar sobre o tempo de demora, então para fechar a dica de hoje vai uma terceira DICA NINJA. Use e abuse da madrugada e do fato de seu computador não te cobrar hora extra. Deixe-o criando suas visualizações noite a dentro e de manhã, seja tão feliz quanto puder com o Lightroom voando baixo!

até a próxima

Preenche o formulario para receber as novidades