O passo a passo de um tratamento profissional

O tratamento de imagem é algo que vai muito além do simples ajuste de iluminação, brilho, contraste e saturação. Muitas imagens e muitos segmentos necessitam de estarem apenas entre estes ajustes, porém determinados trabalhos nos obrigam a ter um conhecimento ainda mais apurado sobre o potencial que softwares como o Photoshop e o Lightroom nos oferecem.

Diante de muitas conversas com mega entendedores e usuários de Photoshop é fato e fácil de descobrir o quão pouco todos sabem acerca deste aplicativo. Mesmo aqueles que são certificados pela Adobe para o uso do mesmo, que possuem um conhecimento extremamente amplo de um todo do Photoshop, com o tempo deixam de usar determinadas ferramentas e se situam naquilo que é a prática atuação do dia-a-dia. Porém, saber da existência e do potencial da mesma é algo essencial para que se possa galgar novos clientes, mercados e experiências de sucesso.

A manipulação de imagens é algo que não está presente na vida de muitos fotógrafos. Não que todos se consideram puristas e exigem a não manipulação, mas que diante do seu estilo fotográfico a captação do momento real e a forma de se reproduzir digitalmente este momento não requer e não necessita de uma manipulação da cena. Definindo manipulação e contrapondo ao tratamento, a primeira é quando temos uma cena e precisamos retirar um objeto ou pessoa indesejada, reposicionar o objeto central em outro local, trocar uma cor de um objeto, mesclar uma imagem com outras. A segunda, se refere ao ajuste da imagem para conduzir o olhar do expectador ao centro da atenção da fotografia, ajustando brilho, contraste, cor, e iluminações. Muitos ainda afirmam que estes ajustes já são manipulações, porém ao fotografarmos no formato RAW, precisamos nos ater a pela menos estes ajustes para possibilitar a reprodução fiel, ou ao ajuste infiel da cena para a imagem final.

Conhecer de outros mercados é algo que nos faz ser mais polivalentes, mais ecléticos em nossa visão. Há alguns meses atrás conheci o trabalho do retocador Lucas Rosa e há algumas semanas tive o prazer de estar em um dos seus Workshops. Lucas é um analista de sistemas, assim como eu, que largou tudo para trabalhar puramente como Photoshop – no meu caso ainda acrescentei a Fotografia como base – e se especializou em retoque de fotografia de culinária. Não que não tenha expertise em outros segmentos, pelo contrário, mas seu trabalho se destaca neste segmento e o fortalece frente aos clientes atuais e futuros.

Deixo abaixo 2 vídeos que mostram em TimeLapse o andamento de um tratamento do início ao fim de trabalhos mais que profissionais. Basta clicar na imagem abaixo para ter acesso a eles.

Screen Shot 2013-09-16 at 10.08.57 AM

Conhecer este outro mercado me fez perceber o quanto necessária é a necessidade de navegar por outros segmentos e ao mesmo tempo nos especializar. Entender de mínimos detalhes para uma peça publicitária me fez abrir os olhos para os detalhes que preciso tomar conta durante a finalização das imagens em meu segmento, casamento, família, books e esportes, e entender que a cerejinha do bolo está nos mínimos detalhes e este é o diferencial seu para cativar ainda mais seu cliente.

Não se limite apenas ao seu espaço. Busque novas oportunidades, novos ares e alimente sua mente com novos conhecimentos. Com toda certeza estes serão mais que aplicáveis ao seu dia-a-dia.

Preenche o formulario para receber as novidades