P&B é com Channel Mixer

Vou deixar uma dica hoje, que talvez muitos já conheçam.

Trata-se da conversão de uma foto colorida para preto e branco através do Photoshop.
Muitos costumam utilizar a desaturação, alguns usam o próprio aplicativo de processamento do raw para aplicar o P&B e outros usam o novo menu do CS3 chamado de BLACK AND WHITE (Preto e Branco).

Existem diversas formas de se chegar num resultado de P&B que venha agradar aos olhos do fotógrafo, mas vou deixar aqui uma dica de um que me agrada muito e que ao meu ver, gera um preto e branco bem fiel aos filmes. Inclusive parte da dica se baseia na utilização de parâmetros que irão ser utilizados e que simulam certos filmes preto e branco de antigamente.

Falando do que interessa, o processamento é praticamente feito por completo via o CHANNEL MIXER (Misturador de Canais) e para finalizar, damos uma pincelada nos Contrates, Exposição, e outros poucos ajutes.

Considero este tutorial como sendo um nível Fácil/Intermediário. Somente inclui o Intermediário pois iremos usar o conceito de Camadas de Ajustes.

Como funciona?

Após abrir o Photoshop, selecione uma imagem que tenha interesse em transforma-la para Preto e Branco.
Usarei a imagem abaixo como exemplo.

Repare que minha área de trabalho do Photoshop está no início, ou seja, não existe ação alguma feita, somente abri a imagem e uma nova camada foi adicionada, com a foto exemplo, na paleta de Layers(camadas).

Vamos então iniciar.
Na peleta de Layers (Camadas), clique, na barra inferior, no ícone com uma bolinha preta e branca, que representa a inserção de uma camada de ajuste.
Repare na imagem abaixo.

Um menu abrirá e a partir dele podemos fazer vários tipos de ajustes de forma que cada um que escolhermos irá se transformar em uma nova camada, nos dando uma maior mobilidade durante o processamento de uma imagem.

Escolha o item CHANNEL MIXER (Misturador de Canais).
O nome do item de menu é bem intuitivo no que diz respeito ao seu funcionamento. O Channel Mixer literalmente possibilita você misturar um determinado canal de cor com os demais canais. Ou seja, uma vez com um canal selecionado, por exemplo o canal vermelho, a partir dele você poderá deslizar a barra dos demais canais, verde e azul, de forma a misturá-los. Lembre-se de deixar o botão PREVIEW selecionado para ver o efeito instantâneamente.

A coisa mais agradável sobre o Channel Mixer é que ele permite a você ajustar a imagem manualmente, em vez de confiar em métodos de redução de cores pre-definidas, assim você pode corrigir as cores de certas imagens que possam dar um pouco de dificuldade para outras ferramentas do PS. Ainda mais, você pode selecionar cores diferentes do vermelho, de forma a ajustar as imagens que contêm “olhos amarelos” ou “olhos verdes”, que podem ocorrer quando fotografar animais com um flash.

Repare na imagem abaixo:

Mesmo tendo essa imensa gama de possibilidades de uso, ainda tem um em específico que irá servir como base para passar nossa foto colorida para preto e branco.

Repare no canto inferior esquerdo da tela do Channel Mixer. Existe um item a ser marcado chamado de MONOCHROME (Monocromático).

É este simples item, que irá nos possibilitar ajustar nossa imagem com um P&B mais real, quando comparado a fotografias feitas com filmes preto e branco.

Clique nele.

A partir deste momento, sua imagem fico completamente em tons monocromáticos, como a própria ferramenta nos informa.

Agora é a hora de inserirmos certos valores nos campos das cores, vermelho, verde e azul, para que as tonalidades do P&B se pareçam, ou melhor, simulem certos tipos de filmes antigos preto e branco.

Segue a tabela de ajustes:

Repare que no alto da tabela existem as letras, R (Red), G (Green) e B (Blue), que representam exatamente os campos disponíveis no Channel Mixer para efeturmos os ajuste.

Escolhi um item da tabela que costumo usar com frequência, que é o Agfapan 100, com os valores para R G B iguais a: 21, 40 e 39.

Lembre-se que você pode escolher qualquer um dos items da tabela, ou até montar o seu próprio esquema de ajustes. Perceba que a soma desses valores é sempre igual a 100, que na verdade representa 100% das cores para uma determinada imagem, e caso a soma destes valores exceda os 100%, um aviso será mostrado na janela aberta.

Insira os valores 21, 40 e 39, de acordo com a imagem abaixo.


Ajuste a barra chamanda de CONSTANT, para melhorar a luminosidade da imagem.

Uma vez ajustado, clique em OK para aplicarmos o efeito na imagem.

Uma nova camada (camada de ajuste) foi adicionada em sua paleta de camadas (Layers).

E minha imagem no momento ficou desta forma.

O processo de transformação de uma imagem para P&B, está praticamente pronto.
O que resta agora, é ajustar os Brilhos, Contrastes, Exposição e demais ajustes finos que forem necessários.

Pensando nisso, ajustarei o Brilho, Contraste, Exposição, Offset e Gamma da imagem acima, lembrando sempre de utilizar o conceito de inserção das camadas de ajustes. Isso facilita muito uma correção futura no ajuste feito.



A imagem, com os ajustes feitos fica desta maneira:

E minhas camadas ficaram desta maneira.

Repare que existe uma mão intrometida do lado direito da imagem e que está me encomodando muito. Usando o Carimbo, irei retira-la, e a imagem fica como abaixo.

Finalizando o trabalho, irei inserir minha logomarca na imagem.

Imagem finalizada.

* A inserção de granulação na imagem fica a critério de cada um, em certas imagens em P&B ela dá um efeito bem legal. Para usar deste artifício entre no menu FILTER > NOISE > ADD NOISE.

Espero que tenham gostado.
Aguardo comentários.

Preenche o formulario para receber as novidades