Personalize o Lightroom com sua marca

O Lightroom com certeza é o seu maior companheiro, depois de sua câmera, quando o assunto é fotografia. Por que não deixá-lo ainda mais com sua cara.

Muitos já sabem da possibilidade de alterarmos a chamada IDENTIDADE VISUAL no cabeçalho superior do software.

Quem ainda não testou esta possibilidade, acesse o menu

EDITAR>CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL (NO WINDOWS) e LIGHTROOM>CONFIGURAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL (NO MAC) e você irá conseguir mudar a logo original, inclusive inserindo uma nova logomarca, neste caso a sua, para personalizar a cara do software.

Screen Shot 2013-08-19 at 9.37.34 AM

Mas ainda é possível personalizar ainda mais. Trata-se de um truque simples, sem muita utilidade digamos assim, mas que permite trocar a tela original de entrada, a chamada SPLASH SCREEN, por uma nova, com a cara que desejar, com a logo que desejar, deixando o Lightroom ainda mais com a cara do seu estúdio.

Screen Shot 2013-08-19 at 9.33.39 AM

Para fazer tal processo é simples.

Primeiramente já tenha em mãos uma imagem para ser inserida em troca da original. Recomendo um arquivo JPG, exportado com 900 pixels no lado horizontal, 75 de qualidade e 72 de Resolução. Com isso temos um arquivo de boa qualidade para exibirmos na tela do computador e leve o bastante para ser carregado sem problemas pelo software.

O próximo passo é acessarmos o local onde efetuaremos a troca da imagem. Para tal vamos seguir os passos abaixo.

– Acesse o menu LIGHTROOM (MAC)/EDITAR (WINDOWS) > Preferências

Screen Shot 2013-08-19 at 9.41.39 AM

– Acesse a aba de Predefinições na tela que irá se abrir

– No centro da tela, clique no botão MOSTRAR PASTA DE PREDEFINIÇÕES DO LIGHTROOM

– O software irá abrir o local onde o LR armazena as informações de PRESETS, Galerias de WEB e também da tela de abertura. Repare que inicialmente é aberta uma tela onde há o nome de uma pasta chamada LIGHTROOM. Acesse esta pasta e tenha a visão das demais listadas abaixo.

Screen Shot 2013-08-19 at 9.45.05 AM

– Na imagem acima é mostrada selecionada uma pasta chamada SPLASH SCREEN (Splash Screen). Caso não exista esta pasta, crie uma nova com exatamente este nome (Splash Screen).

– Copie a imagem criada para dentro desta pasta e reinicie o Lightroom.

Screen Shot 2013-08-19 at 10.09.33 AM

Repare agora na nova tela de entrada totalmente personalizada de acordo com a imagem inserida. Você pode criar uma sequência de imagens e fazer uma troca constante da mesma de acordo com seu gosto.

Se desejar voltar à tela original do LR, basta eliminar qualquer imagem que esteja dentro desta pasta.

Até a próxima

Preenche o formulario para receber as novidades