Placas de vídeo e o Lr

Assim como outros softwares de edição de imagem e também de edição de vídeo, o Lightroom, ainda mais nos dias de hoje com as versões mais atuais (estamos na 8.4) utiliza e muito o potencial das chamadas GPU.

Ter uma placa compatível é essencial e a Adobe tem um site onde mostra muito bem isso.

Neste link abaixo a Adobe trouxe não somente os problemas mais encontrados, como também soluções e dicas primordiais para que você evite tensões, como esta logo abaixo.

https://helpx.adobe.com/br/lightroom-classic/kb/lightroom-gpu-faq.html

Nesta imagem abaixo um fotografo me contactou com um problema visual onde no Photoshop e no Lr a imagem trazia esta exibição meio estranha. Em primeiro momento pode parecer que o arquivo esta corrompido, mas está apenas com um problema de interpretação pela comunicação da placa de vídeo.

Ao desligar o uso da GPU a imagem foi processada corretamente.

Isso se deve ao fato de certas placas não serem compatíveis e no link acima a Adobe traz também esta observação.

Neste caso acima ela cita as placas e modelos sugeridas, os quais eles tiveram os testes sendo feitos. Já na imagem abaixo, a relação de placas não compatíveis, o que pode gerar problemas como o acontecido acima.

A escolha da placa de vídeo faz toda a diferença, mas está em sua grande maioria das vezes só pode ser mudada em desktops ou é limitada durante a escolha de um notebook. Em alguns casos inclusive com a inibição de seu uso, pode-ser ganhar em performance pois a sua atribuição estaria trazendo uma perda da performance diante do seu acesso inconsistente.

A dica aqui é: vai montar uma nova máquina, já cheque estas opções. Já tem uma máquina mas enfrenta problemas, tente desabilitar nas preferências do Lr o uso da GPU que então o problema pode ser solucionado.

Grande abraço e até a próxima.

Preenche o formulario para receber as novidades