TIFF ou PSD?
O Photoshop possui diversos formatos de arquivos disponíveis para que possamos salvar nossas imagens. PSD, TIFF, JPG, GIF, PNG, PDF, são alguns deles, mas quando e qual formato utilizar?
Em todos os meus trabalhos que utilizo do Photoshop para retocar, manipular ou fazer o tratamento de minhas imagens eu SEMPRE utilizo de um formato que me possibilite ter acesso a todos os recursos utilizados sem perder nenhum tipo de informação do arquivo. E diante desta questão temos 2 arquivos principais e que são amplamente utilizados no mercado gráfico e fotográfico.
O TIFF e o PSD!
Particularmente, optei pelo PSD por diversos motivos mas para um momento específico do meu trabalho: para o meu armazenamento durante o processo de tratamento de imagem quando na utilização do Photoshop.
Isso significa que ao iniciar um projeto, parar para continuar num próximo momento ou para resgatar um projeto antigo que o cliente voltou a solicitá-lo eu preciso de um arquivo que tenha ALTA VELOCIDADE DE LEITURA, uma BOA COMPRESSÃO de arquivo SEM PERDA DE INFORMAÇÃO e que PRESERVE as camadas e informações do arquivo.
Eu poderia ter optado pelo TIFF porém, para este momento do trabalho o PSD é mais PRODUTIVO por ser um formato nativo do Photoshop, o que aumenta sua velocidade de leitura e também pelos itens listados acima.
Comparando um arquivo TIFF com um PSD, lado a lado, levando em conta o arquivo TIFF sem compressão, o PSD ganha em tamanho e permite uma leitura e execução mais rápida.
Acima de tudo o que busco neste momento é ECONOMIA de espaço e tempo possuindo um arquivo que me dê todas as possibilidades que um formato como o TIFF me permite.
Um único motivo pelo qual não utilizo o TIFF neste momento é o tamanho e velocidade.
Quando o assunto é o fechamento do arquivo, entrega final para o cliente ou envio para uma impressão, então o assunto muda de figura. Neste momento o arquivo TIFF é, para o meu fluxo, a melhor opção.
O motivo disso é que ao entregar o arquivo final para o cliente ou impressor ele precisa ter um formato que seja passível de ser aberto em QUALQUER programa de imagem hoje existente no mercado. Diferente do PSD que é feito apenas para os softwares da ADOBE ou que tenham a licença para utilizar tal formato, o formato TIFF é normatizado por uma ISO, possui CÓDIGO ABERTO e leva contigo toda a versatilidade de manter a qualidade do arquivo sem perda de nenhum pixel de informação.
Porém para chegar ao tamanho que o PSD proporciona, é necessário utilizar dos métodos de compactação que o TIFF possui. Com este recurso é possível reduzir o tamanho do arquivo até cerca de 70% do tamanho total de um PSD, porém o tempo de abertura e utilização do arquivo no Photoshop é muito maior e contra-produtivo.
Para o arquivo final, e para que seja possível ter um arquivo ainda menor e voltado para a entrega, é feito o ACHATAMENTO de todas as camadas (CMD/CTRL + SHIFT + E) e então é feita a salva do arquivo no formato TIFF utilizando da compactação (por exemplo ZIP) presente na tela de salva do Photoshop.
Veja na imagem acima, a informação do terceiro arquivo, estando este achatado e com uma compressão como descrito anteriormente.
Considerações Finais.
Importante dizer que este é um processo que vem funcionando para o meu fluxo de trabalho durante o meu processo de tratamento de imagem quando utilizo o Photoshop. Outros vários artistas gráficos e fotógrafos utilizam deste mesmo processo ou possuem sua própria forma de salvar, organizar e entregar o material ao cliente final.
O formato JPG entra no meu processo, assim como o formato PNG, quando a saída tiver a finalidade para WEB ou quando libero os arquivos finais para meu cliente nos ramos de eventos sociais, onde a revelação é fim de todo a sequência. Quando existe o processo de revelação de imagem ou envio para encadernadoras que utilizam do processo de revelação de imagem para seu produto final, então o JPG é o formato de minha escolha.
Busque estudar a respeito destes formatos, fazer testes de necessidade, velocidade, economia, produtividade e armazenamento e deixe aqui seus comentários.