Serviços Fotográficos: Como cobrar por eles?

O fotógrafo Geraldo Garcia construiu um excelente post, dividido em 5 partes, que mostra todo os detalhes sobre como proceder no ato da emissão de um orçamento dos seus serviços fotográficos.

Não é de hoje que ouço de muitos, principalmente aqueles que ainda possuem a fotografia como um hobbie e desejam estar presentes no mercado, o questionamento sobre como proceder, planejar, valorizar e enviar uma precificação para uma determinada cobertura.

Parece até gripe… todo ano, aproximadamente na mesma época uma “febre” varre as comunidades e listas de fotografia: “O mercado está ruim porque muitos jogam o preço no chão…”, “A culpa é dos fotógrafos iniciantes…”, “Vamos ensinar os iniciantes a cobrar…”, “Não! Vamos deixar que morram!”, “já cansei disso, já cansei daquilo…” Bla-bla-bla-bla…

Esse assunto é recorrente e muito importante. Escrevi esse texto faz alguns anos, pois acredito que o problema todo é fruto da falta de informação e isso acontece porque os fotógrafos novatos não recebem apoio e instrução dos fotógrafos “das antigas”. Na verdade muitos desses veteranos agem de forma discriminatória e protecionista sem perceberem que é essa atitude que faz com que os novatos cometam erros e prejudiquem o mercado.

Felizmente existem exceções e alguns fotógrafos preocupados com isso sempre tentam organizar encontros, palestras e debates para abordar essa questão e educar o mercado.

Esta versão revisada (quase totalmente reescrita) desse texto vai abordar mais aspectos da composição de preço do que o artigo original (que era focado exclusivamente nos custos).

Quem deve ler esse artigo?

TODOS os que trabalham ou pensam em trabalhar com fotografia. PRINCIPALMENTE os que querem fazer “bico” como fotógrafos (esses podem ter sua vida salva por esse debate).

Um pouco da introdução, por Geral Garcia.

Lí o post por completo e recomendo a todos, inclusive quem já está inserido no mercado. É um belo exemplo de planejamento de como licenciar uma foto, como repassar impostos, valorização do equipamento, valor a ser cobrado pela execução da foto e diversos outros fatores que tendem a gerar dúvidas e questionamentos importantes.

Blog Geraldo Garcia:  http://blog.geraldogarcia.com/

Segue abaixo a relação dos links das 5 partes disponíveis:

IntroduçãoPARTE 1PARTE 2PARTE 3

Geraldo, parabéns pelo trabalho e pela iniciativa.

Preenche o formulario para receber as novidades