Visualizações Padrão no tamanho certo

Se você está recebendo esta segunda dica é porque você já deve ter visto a primeira dica falando sobre visualizações. Você sabia, que mesmo criando visualizações do tamanho padrão, é possível ganhar ainda mais agilidade no processo?

Pois bem. Esta dica NINJA é muito pouca difundida, mas é de grande importância e tem muito a ver com a resolução do nosso monitor.

Na tela do LR temos nossa interface do Lightroom em modo de GRADE e neste modo o Lr esta usando do potencial da visualização em tamanho mínima.

Quando acessamos o modo de exibição em Lupa (E) então o Lr tem a exibição com o tamanho padrão de visualização, mas podemos usar ainda mais deste tamanho.

Reparem que expandi a área de trabalho do Lr utilizando SHIFT + TAB para que a imagem tenha mais área de exibição, o que é ótimo e em alguns casos essencial. Mas é possível perceber também que ela não ocupa 100% da área de imagem da minha tela. Existe ainda parte da interface do Lr ainda ativa e digamos que a imagem preenche cerca de 75% de toda a tela, concorda?

Pois bem, diante disso ao acessarmos as configurações de resolução de nossa tela, seja no Windows ou Mac, vamos ver exatamente o que temos como base, caso a imagem venha a ocupar TODA a sua tela.

No meu caso, estou com Macbook Pro 15″ neste momento e utilizando uma resolução de 1440×900.

E essa é uma importante informação, pois de acordo com a tela abaixo, percebemos que o Lr configura o tamanho da visualização PADRÃO de acordo com um máximo de resolução disponível neste painél. E configurando bem isso, temos uma possibilidade de evoluir em mais um passo a velocidade de trabalho, seja na criação das visualizações ou durante o uso do software.

Ao acessar as CONFIGURAÇÕES DO CATÁLOGO através do menu LIGHTROOM (MAC) ou EDITAR (WIN), na segunda aba de MANIPULAÇÃO DE ARQUIVOS, na segunda opção temos exatamente este parâmetro.

E reparem, ele usa um padrão automático, de acordo com a percepção do software, que ele irá criar uma miniatura no tamanho de 2880px. Porém meu monitor não exibe mais que 1440px no maior lado, ou seja, estou gastando processamento para criar uma visualização num tamanho que não tenho como utilizar de todo potencial.

Mas você pode pensar que ele já esta criando algo a mais e que facilite o zoom da imagem, para um zoom 1:1 por exemplo. Mas a resposta a isso é negativa. Pois a visualização 1:1 interpreta a resolução máxima da imagem original e a não ser que sua foto tenha apenas estes 2880px (neste caso) então você será beneficiado, mas não é o caso com as imagens do dia de hoje com cerca de 6000px de aresta longa.

Diante disso e para fecharmos a dica ninja de hoje, ajuste este tamanho para que pelo menos próximo a resolução de sua tela (uma vez que ele nem usará todo este tamanho). No meu caso 1440px, caindo pela metade o tamanho do preview padrão e principalmente, aumentando a velocidade da criação das visualizações no ato da importação ou via biblioteca para as imagens já importadas.

Preenche o formulario para receber as novidades